sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PCdoB homenageia Aurélio Peres e seus líderes na Câmara dos Deputados

                                      Renato Rabelo e Aurélio Peres ladeados por parlamentares do PCdoB


                                                        Nosso abraço no amigo Aurélio Peres 

Participei de uma emocionante homenagem ao nosso amigo Aurélio Peres nesta quarta-feira, 24/11, na Câmara dos Deputados em Brasília. O PCdoB, por meio de sua Liderança na Câmara, prestou uma homenagem a Aurélio Peres, primeiro deputado federal metalúrgico do Brasil, incluindo o seu retrato na galeria de líderes do PCdoB na Câmara.

Para mim, Aurélio Peres sempre foi uma referência e motivo de respeito e admiração. Operário, comunista, eleito em 1978 exerceu seu mandato em plena ditadura. Foi eleito deputado federal pelo MDB porque na época o Partido Comunista do Brasil estava na clandestinidade. Sua eleição marcou a história do PCdoB na Câmara.

Eleito deputado federal constituinte em 1986, não me esqueço das palavras de Aurélio Peres para mim: “Saí do mandato a mesma pessoa de quando o iniciei, não se deixe transformar pelas formalidades e aparências do poder”.

Aurélio Peres, que há mais de 20 anos não visitava o Congresso, emocionou-se com a homenagem. O histórico comunista estava acompanhado de sua mulher, Maria da Conceição Peres, e dos filhos. Aurélio Peres falou de seu mandato: “Foi muito dolorido, o que eu sabia de bancada era a bancada de fazer ferramenta. Eu era um operário, (...) mas fui até o fim porque amei e sempre amarei este Partido”.

Os retratos dos dois últimos líderes, Daniel Almeida (BA) e Vanessa Grazziotin (AM), também foram incluídos na galeria. A deputada Vanessa, atual líder, foi eleita senadora nas eleições de outubro.

                                                        Aurélio Peres e o deputado Aldo Rebelo 

Participaram do evento o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, os deputados Aldo Rebelo (SP), Daniel Almeida (BA), Osmar Júnior (PI), Flávio Dino (MA), Vanessa Grazziotin (AM), Manuela d'Ávila (RS), Chico Lopes (CE), Jô Moraes (MG), Perpétua Almeida (AC), Edmilson Valentim (RJ), os deputados eleitos em outubro Assis Melo (RS), Luciana Santos (PE) e Protógenes (SP), o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

Coube ao presidente do PCdoB, Renato Rabelo, estender os elogios a todos os deputados, a quem definiu como cartão de visita do Partido. “É através da atuação deles que a sociedade conhece o que pensa e como age o PCdoB”, afirmou o líder comunista.

Ele disse que a galeria de fotos conta a história de atuação dos comunistas na Câmara, desde o tempo em que os representantes do Partido estavam abrigados no antigo MDB, porque a legenda estava na clandestinidade, perseguida pela ditadura militar.

Rabelo lembrou a história de vida e militância do homenageado, que participou da luta pela anistia, num mandato com muitas dificuldades. Segundo Renato Rabelo, “como no filme O Baile de Ettore Scola, é possível ler a história do nosso país observando os líderes que corajosamente lutaram e lutam em defesa do nosso povo dentro do Parlamento; nos faltava a justa homenagem ao operário Aurélio, que sozinho enfrentou este desafio quando ainda vivíamos sob a ditadura militar”.

Um comentário:

  1. Uma coisa que o homem não pode perder é sua capacidade de reconhecer no próximo a beleza de sua vida. Realmente o reconhecimento enaltece, estimula e eterniza ações de consolidação da democracia. Fácil fazer política hoje com a plenitude democrática, agora ratificada pela "Libertária" Dilma Roussef. Justa homenagem.

    ResponderExcluir