sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fidel e Frei Betto conversam sobre a Líbia


O líder revolucionário cubano Fidel Castro conversou durante várias horas com seu amigo, o teólogo brasileiro Frei Betto, sobre a revolta popular na Líbia, informou neste sábado, 25/02, um comunicado oficial, publicado na imprensa local.

É conhecida a amizade entre Fidel, com 84 anos e afastado do poder desde julho de 2006 por conta de um problema de saúde, e o escritor Frei Betto. Durante o encontro fraternal e longo, realizado na tarde de sexta-feira, Fidel e Frei Betto "falaram sobre diversos temas, entre eles, a situação na Líbia, outros assuntos internacionais e de interesse mútuo", afirmou o texto do comunicado.

O ex-presidente cubano publicou nesta semana na imprensa local dois artigos sobre a rebelião contra o regime do líder líbio Muamar Kadhafi, o qual conheceu pessoalmente quando visitou a Líbia em maio de 2001.

No segundo, escrito na quinta-feira, denunciou que os Estados Unidos e a Otan bailam "uma dança macabra de cinismo". “Vão tratar de tirar o máximo proveito dos lamentáveis acontecimentos da Líbia. Ninguém seria capaz de saber neste momento o que está ocorrendo ali. Todas as cifras e versões, até as mais inverossímeis, têm sido divulgadas pelo império através dos meios de comunicação de massa, semeando o caos e a desinformação”, Fidel afirma.

Acrescenta o líder cubano: “É evidente que dentro da Líbia se desenvolve uma guerra civil. Por que e como a mesma foi desencadeada? Quem pagará as consequências?”. Alerta: “Os meios de comunicação de massa do império prepararam o terreno para atuar. Nada haveria de estranho numa intervenção militar na Líbia, com o que, ademais, garantir-se-ia à Europa os quase dois milhões de barris diários de petróleo leve, se não ocorrerem antes acontecimentos que ponham fim à chefia ou à vida de Kadafi.”.

Fidel destaca: “No Iraque se derramou o sangue inocente de mais de um milhão de cidadãos árabes, quando o país foi invadido com falsos pretextos. Missão cumprida! – proclamou George W. Bush. Ninguém no mundo nunca estará de acordo com a morte de civis indefesos na Líbia ou qualquer outro lugar. E me pergunto: os Estados Unidos e a Otan aplicarão esse princípio aos civis indefesos que os aviões sem piloto ianques e os soldados dessa organização matam todos os dias no Afeganistão e no Paquistão?”.

Para ler o texto de Fidel Castro na íntegra, veja em:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=148289

Nenhum comentário:

Postar um comentário