domingo, 6 de fevereiro de 2011

Maestro Fon-fon, o alagoano que encantou o Brasil e a Europa

Regente, arranjador, instrumentista e compositor, Otaviano de Assis Romeiro nasceu no dia 31 de janeiro de 1908, em Santa Luzia do Norte. Iniciou sua vida musical ainda criança, numa banda de pífanos.

Em 1935 criou sua própria orquestra, para atuar no Cassino Assyrio, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro maestro no Brasil a utilizar naipes de saxofones e metais, dando à sua orquestra uma sonoridade especial. Em 1942 acompanhou com sua orquestra, na Odeon, Ataulfo Alves e sua Academia, na gravação do clássico samba “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago.

A partir daí dirigiu e acompanhou grandes nomes da música popular brasileira, como Carmem Miranda, Francisco Alves, Dircinha Batista, Moreira da Silva, Almirante, Emilinha Borba, Dalva de Olveira, Herivelton Martins, Orlando Silva, e Aracy de Almeida.

Em 1947, recebeu convite do Club Champs Elisées e foi com sua orquestra para Paris, permanecendo na Europa por quatro anos, apresentando-se com enorme sucesso em vários países.

Veja mais no: http://www.maestrofonfon.blogspot.com/

Veja ainda no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira: http://www.dicionariompb.com.br/fon-fon

Nenhum comentário:

Postar um comentário