quinta-feira, 17 de março de 2011

EUA tenta criar falso movimento popular e cultural para desestabilizar Cuba

Documentário parte da série “As Razões de Cuba” revela tentativa dos Estados Unidos para criar um centro cultural ao serviço de planos de desestabilização na Ilha.

Frank Carlos Vázquez, um artista plástico, relatou como foi contratado e recrutado por servidores públicos da CIA situados na Seção de Interesses dos Estados Unidos (SINA) em Havana com promessas de promover o projeto cultural de seus integrantes.

No documentário, o jornalista Jean Guy Allard explica como a CIA tem exercido seu papel de tentar criar a ilusão de um movimento popular que ganha apoio exterior e estabelecer um clima favorável a atos provocativos em respaldo a uma mudança para uma ação aberta na Ilha.

A denúncia incluída no filme ressalta que os agentes norte-americanos pretendiam comprar os favores dos artistas e intelectuais, lhes oferecendo exposições e promoções em diferentes galerias norte-americanas em troca de que estes artistas refletissem uma realidade discordante ou distorcida de Cuba.

A finalidade que tinham com este tipo de projeto era criar um estado de opinião, um fenômeno cultural fictício fabricado, no qual se pretendesse expressar ou expor ao mundo que os intelectuais cubanos estavam na contramão da Revolução e a favor das ideias do imperialismo.

Para ler mais veja em:
 http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=271844&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário