quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desigualdade no Brasil diminuiu mais


Nosso amigo Américo Lima, o Lelé, nos enviou matéria publicada no jornal O Globo a respeito da diminuição da desigualdade no Brasil. A matéria informa que a Fundação Getúlio Vargas divulgou nesta segunda-feira, 27/06, o estudo “Os Emergentes dos Emergentes” que mostra que o Brasil é o país dos BRICS, grupo que reúne as maiores economias emergentes (Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil), que mais tem conseguido conciliar o crescimento econômico com redução das desigualdades sociais.

De acordo com o estudo, a renda per capita brasileira cresceu, entre 2003 e 2009, 1,8% acima da expansão do Produto Interno Bruto – PIB. Foi o melhor desempenho entre os grandes emergentes. O estudo mostra ainda que entre 2003 e 2007, a evolução da renda dos 20% mais pobres da população brasileira avançou em média 6,3% ao ano, único país do grupo no qual a renda dos mais pobres cresceu mais que a dos mais ricos, que teve um acréscimo de 1,7%.

O resultado da combinação de crescimento com redução das desigualdades aparece na mobilidade dos brasileiros na pirâmide social. De 2003 até este ano 48,7 milhões de brasileiros ascenderam para as classes A, B e C, uma quantidade de pessoas equivalente à população da Espanha. Somente entre 2009 e maio deste ano foram 13,08 milhões de brasileiros que ingressaram nas classes AB/C.

O estudo da FGV estima que, conforme dados de maio, 22,5 milhões de brasileiros integram as classes A e B (contra 13,3 milhões em 2003), 105,4 milhões estão na classe C (eram 65,8 milhões em 2003), e 63,5 milhões nas classes D e E (ante 96,2 milhões na mesma comparação).

Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, que apresentou o estudo, afirmou: “Estamos falando de uma transformação de grande magnitude em curso no país. Não se sabe o quanto esse ritmo se sustenta, mas não há qualquer sinal de desaquecimento do aumento da renda até aqui”.

Um comentário:

  1. Esse será o legado do Presidente Lula, o maior defensor dos interesses do Brasil nos últimos tempos. De parabéns o Lelé pela observação e o Bomfim pelo comentário.

    ResponderExcluir