domingo, 14 de agosto de 2011

Os últimos soldados da guerra fria

Dedicado aos cinco cubanos presos nos Estados Unidos, o livro Os últimos soldados da Guerra Fria, do escritor brasileiro Fernando Morais, será lançado no dia 23 de agosto em São Paulo, pela Editora Companhia das Letras.

De acordo com sua divulgação, o novo livro de Fernando Morais traz todos os elementos de suspense de um romance de espionagem, mas não contém uma só gota de ficção. “A partir da saga da Rede Avispa, um seleto grupo de agentes secretos cubanos que se infiltraram em organizações anticastristas em Miami, o autor nos leva a um incrível mundo de um trabalho perigoso e solitário.”

A orelha do livro acrescenta que a razão desta operação era coletar informação com o fim de prevenir ataques terroristas em território cubano e que, de fato, algumas destas organizações apresentadas como “humanitárias” participam de ações como enviar pragas contra cultivos na ilha, interferir nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana, realizar atentados a bomba e outros do gênero contra Cuba.

Os últimos soldados da Guerra Fria conta a história desses agentes cubanos em território estadunidense e revela os tentáculos de uma rede terrorista com base na Flórida e células na América Central, que recebe apoio tácito de congressistas norte-americanos e a omissão de membros dos poderes Executivo e Judiciário dos Estados Unidos.

“Ao escrever uma história cheia de aventuras dignas dos melhores romances de espionagem, Fernando Morais mostra mais uma vez sua forma de fazer jornalismo de qualidade, com rigor investigativo, imparcialidade e uma narrativa literária sofisticada”, diz a Companhia das Letras.

Outra obra literária, que conta a história da CIA , de forma romanceada, e abrange um largo período de ações dos EUA contra Cuba é o livro O Fantasma da Prostituta, de Norman Mailer, uma das mais importantes consciências críticas de seu país, os Estados Unidos. Escritor e jornalista, ao lado de Truman Capote e Tom Wolf, Mailer renovou o jornalismo norte-americano, criando o gênero conhecido como jornalismo literário.

A obra O Fantasma da Prostituta – um romance da CIA permite uma compreensão do alcance da interferência das atividades secretas norte-americanas em diversos países e, em especial, em Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário