terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ato homenageia líderes do PCdoB mortos na Chacina da Lapa


Na próxima quarta-feira, 14/12, se realizará na Câmara Municipal de São Paulo Ato em homenagem a Ângelo Arroyo, João Batista Drummond e Pedro Pomar, os três comunistas mortos pela ditadura na ocasião da Chacina da Lapa.

Por iniciativa do vereador Jamil Murad (PCdoB) e da Fundação Maurício Grabois, o Ato, nos 35 anos da chacina, resgata um episódio importante da história e homenageia a memória de heróis da luta democrática e revolucionária.

Chacina da Lapa: democracia custou muitas vidas

No dia 16 de dezembro de 1976, numa verdadeira operação de guerra, os órgãos de repressão invadiram uma casa no bairro da Lapa em São Paulo, onde acabara de acontecer reunião da direção nacional do Partido Comunista do Brasil, e assassinaram friamente dois dirigentes do PCdoB – Pedro Pomar e Ângelo Arroyo. Poucas horas antes outro dirigente, João Batista Drummond, havia sido morto durante sessão de tortura no DOI-CODI paulista, no mesmo dia de sua captura, ocorrida em 15 de dezembro. Este foi o último massacre de militantes de organizações de esquerda que combatiam o regime de 1964.

Outros dirigentes foram presos à saída da reunião na casa da Lapa e torturados. Este acontecimento revela o ódio da ditadura contra um partido que resistiu ao golpe de 64 e que, mesmo na clandestinidade, conseguiu combater o regime ao lutar por liberdade, democracia e pelo socialismo.

A Chacina da Lapa, cujo objetivo era aniquilar a direção do Partido Comunista do Brasil, é um episódio que lembra que a democracia renasceu, em 1985, à custa de muitas lutas e de muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário