sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O discurso político

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Almanaque Alagoas, no Tribuna do Agreste e no Santana Oxente:


Entrevistado após convincente vitória de três sets a zero contra a forte equipe russa, Bernardinho, técnico da seleção brasileira de voleibol, afirmou ao jornalista "que não se ganha um jogo desse simplesmente com palavras bonitas, é decisivo o fundamento técnico, planejamento, a preparação psicológica dos jogadores".

O povo brasileiro tem uma identidade cultural com os esportes em geral, e muito especialmente com o futebol, uma prática esportiva coletiva associada à arte, estratégia, condições físicas etc.

As eleições deste ano para vereadores e prefeitos nos milhares de municípios do País também fazem parte de uma grande disputa onde o que se encontra em jogo são as bases fundamentais ao futuro da nação quer isso seja compreensível ou não a todos no universo dos candidatos ou na grande maioria da sociedade.

Assim o que está em jogo desde já é o avanço das condições de vida das maiorias nas pequenas, médias e grandes cidades e em perspectiva aponta para o confronto decisivo em 2014 à presidência da República, Congresso Nacional, governo dos Estados e Assembleias Legislativas.

No conjunto da obra trata-se de uma grande peleja entre desenvolvimento, inércia ou retrocesso nas esperanças progressistas do País, além das questões relativas à modernização, avanço para o exercício dos poderes Executivo e Legislativo.

Porque vão amadurecendo as condições objetivas para a transição do Discurso Político e mesmo com o crescimento econômico assimétrico entre as diversas regiões, Estados, a nação está mudando, a realidade passa a determinar outras e novas práticas políticas.

O que provoca aumento da consciência crítica da população, elevação do seu nível de expectativas em relação às suas condições de vida e dos seus representantes eleitos através do voto.

Mesmo assim pode-se dizer que o velho já caducou mas ainda não morreu e o novo se faz urgente mas ainda não se consolidou, gerando um momento de complexidade para o entendimento do cenário atual da prática política especialmente em meio às novas gerações.

Ainda vai conviver por certo tempo a equação contraditória entre "o discurso bonito" mas vazio, "sem fundamento nem planejamento", associado às iniciativas fisiológicas, clientelistas, e aquele comprometido com as novas exigências dos brasileiros que vão emergindo a patamares mais elevados ao exercício da sua plena soberania como cidadãos.

Um comentário:

  1. Caro amigo, gostei do seu post, palavras bonitas são fáceis, mas as pessoas tem que entender todo o contexto em que estão inseridas e o q realmente é importante para a efetivação das reais necessidades, e percebo que nosso país está aquém de uma reeducação em todos os sentidos...sou assistente social e fico triste.
    p.s., parece q vc era casado com uma prima de minha mãe, minha mãe é prima da Cila Rebelo, mãe do Aldo. Abraço e ótima semana, seu blog é show!Aprendo muito lendo-o.

    ResponderExcluir