sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

No Mali ou em Caetité

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Almanaque Alagoas, no Tribuna do Agreste e no Santana Oxente:


Extração de urânio: mina em Caetité, na Bahia

Um dos principais objetivos do complexo midiático hegemônico global é a desinformação da opinião pública internacional, além da promoção de uma agenda social ideológica diversionista em relação às questões cruciais na ordem do dia que dizem respeito aos interesses dos indivíduos e nações do mundo.

O papel determinante desse polvo de mil tentáculos com ramificações na grande maioria dos Países é fazer prevalecer condições à expansão do lucro do capital financeiro em escala planetária, em processo de centralização e concentração apesar da crise econômica ou mesmo utilizando-se dela.

Segundo informações divulgadas pela revista Resenha Estratégica, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Anders Fogh Rasmussen, disse que a Aliança Atlântica passa a ter “uma missão global, onde os Aliados considerem que os seus interesses estejam sendo prejudicados”.

O que deve ser traduzido como “Guerra sem Fronteiras por Recursos” onde a diplomacia vincula-se à intervenção militar aberta.

Assim os membros europeus da OTAN devem ampliar os gastos militares já que os Estados Unidos aumentaram a sua cota financeira com a Aliança de 63% para 72% nesses doze anos mesmo com a crise econômica que os atinge e à Europa.

Ao tempo em que crescem as notícias, através da grande mídia sob a batuta anglo-americana, de uma nova fase da “guerra ao terror e ao islamismo radical” na África que poderá “levar anos ou décadas”.

Mas o que está em jogo são os imensos recursos naturais do continente, sob ocupação militar da OTAN e do AFRICOM norte-americano, destacadamente o norte da região rico em jazidas de urânio, combustível para a energia atômica em franca expansão no primeiro mundo.

Já as reservas brasileiras de urânio somam hoje 309.307 toneladas, a sétima do mundo, devendo crescer ainda mais com o potencial da Província Uranífera de Lagoa Real em Caetité, Bahia.

Nessa guerra suja por recursos estratégicos o Brasil com a maior concentração de biodiversidade do planeta, a Amazônia, incontáveis recursos naturais extremamente cobiçados, tem sido alvo de intensas ações diversionistas  através da mídia hegemônica externa-interna.
 
O objetivo central tem sido a tentativa de fragmentação da unidade social, das organizações populares, a fragilização do sentimento nacional, fundamentais à luta indeclinável pela integridade territorial e soberania do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário