sexta-feira, 31 de maio de 2013

Hipocrisia desorganizada

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Almanaque Alagoas, no Tribuna do Agreste e no Santana Oxente:

O neoliberalismo hegemônico nessas últimas três décadas, com suas variantes mitigadas mundo afora conforme as circunstâncias históricas, políticas de cada País ou região, encontra-se em profunda crise econômica, inegável disfunção de identidade.
Mas como sistema dominante em boa parte do planeta essa perplexidade ideológica, a catástrofe econômica, social por ele gerada, é repassada às nações, aos povos submetendo-os à brutal tirania do capital financeiro global.

Em decorrência, parte considerável da humanidade encontra-se sufocada por permanentes terremotos econômicos, financeiros, sociais porque as condições concretas para se transitar a outras formas e modelos alternativos à doutrina neoliberal ainda não amadureceram junto às grandes maiorias entre as mais diversas nações.

Um sistema espoliador fundado sob a guarda pretoriana norte-americana, pela constante difusão ideológica da grande mídia global associada a esses interesses, propagando a todos cantos da Terra versão própria sobre tudo e qualquer coisa, do lazer à política, cuja pirotecnia sobre múltiplos fenômenos vai assumindo um grau de insanidade generalizada concernente com a debacle sistêmica.

O cientista político, historiador britânico Niall Ferguson publicou um diálogo que teve com um alto assessor da Casa Branca sobre a realidade da política externa dos Estados Unidos e dos princípios constitucionais que estavam sendo atropelados.

A resposta que obteve foi surreal: não é mais assim que as coisas funcionam. Nós somos agora um império incontestável e quando agimos criamos a nossa própria realidade, e enquanto você está estudando essa realidade - tão judiciosamente quanto queira - nós vamos agindo de novo, criando outras realidades, que você também pode estudar, é assim que as coisas estão sendo... e a você, aos demais, cabe apenas estudar o que fazemos.

Essa declaração de um destacado assessor do governo norte-americano revela a soberba, a arrogância imperialista que o capital financeiro, a mídia global associada atingiram.

Disraeli, que foi primeiro-ministro inglês, certa vez afirmou que um governo conservador é uma hipocrisia organizada. No caso atual, e da grande mídia brasileira, exímia ventríloqua dessa tese, trata-se de transtornada esquizofrenia, dissociada da realidade e dos nefastos fenômenos econômicos, sociais contra os quais a humanidade peleja exigindo um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário