quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Câmara dos Deputados homenageia os constituintes, nos 25 anos da Constituição

Publicada no Vermelho a matéria de Selma Villela:

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, entrega a medalha Assembleia Nacional Constituinte a Eduardo Bomfim

Eduardo Bomfim, PCdoB, constituinte nota 10, recebe medalha da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene na manhã desta quarta-feira, 27/11, no Plenário Ulysses Guimarães, para a entrega das medalhas Assembleia Nacional Constituinte aos constituintes, pela destacada atuação na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o senador Mauro Benevides, vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte.



O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, lembrou que o evento faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal e que as medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte.
As medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, após a aprovação de um projeto de resolução, Alves decidiu entregá-las aos constituintes de 1988 e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte. O presidente da Câmara considera que as medalhas são um reconhecimento público ao trabalho de todos que contribuíram para a construção do texto constitucional. “A democracia que temos hoje foi resultado da ação determinada de deputados e senadores constituintes”, salientou.

Eduardo Bomfim foi deputado constituinte pelo PCdoB, considerado nota 10 pelo DIAP, entidade que acompanhou os trabalhos constituintes pelo movimentos sindical e amplos setores da sociedade civil. Eduardo Bomfim, eleito pelo estado de Alagoas, foi um dos agraciados com a medalha Assembleia Nacional Constituinte.
Segundo Ulysses Guimarães, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, no texto A Constituição Cidadã, que acompanhou as medalhas, “Trabalhamos muito, sem dúvida. Trabalhamos bem, esperamos. Estas medalhas serão a memória dos serviços institucionais e de confraternização humana prestados pela Constituição de 1988”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário