quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tempo de mudanças

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:


Em artigo publicado no dia 25 de Dezembro passado aventurei-me a achar que há no mundo sinais de aragem renovadora sinalizando que bons ventos começam a soprar para a comunidade humana mas que seria necessária muita luta para que se possa virar essa página terrível que se abateu sobre os povos, os indivíduos, e que nunca deveria ter existido.

Apesar do condenável atentado terrorista em Paris, deflagrando grande maré de protestos que envolveu milhões de franceses, os fatos indicam que não há desvio nas grandes mudanças em curso a nível global.

Porque o que estamos presenciando é uma onda orquestrada de intolerância e ódio que desejam fazer espalhar como um rastilho de pólvora por todos os lados. São fatores que desnudam a crise de um sistema decadente, a Nova Ordem Mundial neoliberal, a tentativa de arrastar as sociedades ao paroxismo do surto generalizado.

Conduzindo os povos à desrealização psicossocial acerca dos reais motivos belicistas, econômicos, geopolíticos em curso, sempre auxiliada pela grande mídia hegemônica global. Mas, a verdade é que o sentido geral das coisas está mudando, o declínio da (velha) Nova Ordem Mundial substituída pela vontade dos povos, pelos BRICS.

É fato real que a disseminação indiscriminada do ódio, da intolerância religiosa, racial etc., jamais aflorou nas sociedades em época alguma na História da humanidade por geração espontânea. Sempre esteve a serviço de causas abomináveis, hediondas, no caso atual como diversionismo dos objetivos imperais, dos movimentos geopolíticos militares, da especulação financeira internacional.

Os cidadãos da comunidade europeia vão resistir e repelir a manipulação das forças reacionárias, mentoras do fundamentalismo terrorista fanático, promotoras das guerras de rapina por riquezas como o petróleo. Até porque esses cidadãos sentem na pele a crise neoliberal com 120 milhões de desempregados, 8 milhões de pobres, direitos sociais esmagados etc.

As épocas de decadência sistêmica carregam no ventre a semente da loucura, como os Neros, Calígulas, espalhando horrores, mas também são prenúncio de grandes transformações. A luta pela Paz jamais foi uma estrada margeada de rosas ou mesmo pacífica. Exige consciência elevada, luta tenaz. E o Brasil é protagonista importante nessa empreitada Histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário